“O importante é que emoções eu vivi”.

A Warner manteve intactos quase todo os estúdios onde foram gravados todos os filmes da série Harry Potter. Os dois galpões gigantescos ficam a um trem, de 20 minutos, e a um ônibus, de 15 minutos, de distância de Londres.

O ingresso deve ser comprado com antecedência e tem hora marcada, por isso programe-se antes de embarcar na aventura. Aliás, é bom levar um lanche que não faça sujeira na mochila porque você pode levar muitas horas passeando. Eles tem uma micro lanchonete entre os estúdios mas para chegar lá você demora muito. Pelo menos nós demoramos.

O guia inicial avisa que pode levar umas 3 horas para ver tudo. Uma vez lá dentro você fica livre para andar e ver o que quiser, pelo tempo que quiser. Por isso meu marido e eu levamos 5 horas.

harry-2

A entrada é em um saguão com fotos dos atores principais. Logo na fila para a entrada (pra valer) já é possível babar pelo cenário da escada com armário onde o Harry dormia quando morava com os tios. Só ali já dá pra tirar umas boas fotos.

harry-3

Depois, a mágica acontece. Todo mundo entra em uma sala de cinema, assiste a uma apresentação com os atores do filme e, quando essa tela sobe, aparece a entrada do salão principal de Hogwarts. O salão me deixou sem palavras. Era como estar lá de verdade. E esse foi só o começo.

 

Por todos os lados estão manequins com as roupas usadas pelos atores. Dumbledore… Hagrid (que em close era o ator de verdade, mas em cenas abertas era um ator grande em uma roupa gigante, sapatos desproporcionais e uma cabeça robótica com a cara do ator de verdade)…. Snape…. Harry… Hermione… Ron….

 

Depois vem o quarto dos rapazes, o escritório do Dumbledore, a casa dos Weasleys, a sala de aula de poções, a casa do Hagrid… E assim segue.

Mais perto do final deste galpão estão partes interativas com fundo virtual (verde). Aqui podemos aprender, com um vídeo do professor dos atores, a fazer os movimentos corretos para lutar com a varinha. Também dá pra sentar numa vassoura voadora e se ver pela Tv voando sobre a água, sobre Hogwarts e outros cenários. É claro que a foto e o vídeo ficam disponíveis e quem quiser comprar paga um valorzinho simpático.

harry-6Depois disso vamos para fora do galpão e encontramos outros cenários como a casa onde Harry morou com os tios na Privet Drive e a casa onde os pais dele foram mortos. Lá também está a ponte de madeira de Hogwarts onde o trio sempre pára para conversar, o ônibus de 3 andares e a moto com side car do Hagrid.

Ali também está uma micro lanchonete muito simples e a banca com BUTTER BEER.

Eu confesso que fiquei ressabiada, mas experimentei. E me arrependo de não ter tomado várias “doses”.

É uma delícia. Parece que misturam refrigerante de guaraná com espuma de caramelo.

No outro galpão estão espaços com os segredos do filme. As traquitanas tecnológicas pra fazer algumas cenas, os monstros, os desenhos dos cenários e o Beco Diagonal. A rua é incrível mesmo. Está tudo lá. E mais do que nunca você se sente no filme.

 harry-7

harry-8

Para terminar chegamos na parte que encheu os meus olhos de lágrimas: a maquete gigante do castelo.

Lá foram filmadas todas as cenas externas do castelo. É tudo perfeito e muito meticuloso. O castelo deve ter uns 5 metros de altura ou mais.

Ali dá pra gastar uns 20 minutos só admirando a excelência do trabalho da equipe dos filmes.

Quando o tour acaba começa outro tour. Pela loja de presentes.

Um suplício! Porque eu queria levar tudo.

Acabei comprando um óculos e uma varinha da Professora McGonagall. Aquisições que viraram relíquias em casa e estão muito bem guardadas.

Vale o investimento. Vale o planejamento. Vale a viagem. Até a próxima!