Perguntei para o economista Fábio Gallo: QUANDO VALE A PENA ENTREGAR A MINHA DECLARAÇÃO? LOGO NO INÍCIO OU LÁ NO FINAL DO PRAZO EM ABRIL?
Fábio Gallo : “A resposta é relativamente simples, mas depende. Se você estiver precisando do dinheiro, ou seja, a restituição está fazendo falta para o seu bolso, o melhor é você entregar agora na primeira semana porque você tem grandes chances de receber já no primeiro lote que vem a partir do dia 16 de junho . Por outro lado, se você for aquela pessoa que não está precisando da restituição , ela não vai fazer muita diferença no seu bolso de imediato, DEIXE PARA O ÚLTIMO LOTE porque esse valor, enquanto não estiver no seu bolso, vai estar RENDENDO A TAXA SELIC que é uma aplicação boa em qualquer situação no Brasil .”
“Então, se você estiver precisando do dinheiro faça logo a declaração do imposto de renda.
Se não estiver precisando , mesmo fazendo a declaração de imediato, deixe tudo preparado e só envie lá no finalzinho do prazo para tentar pegar o último lote de restituição.”
“Agora, uma resposta é geral para qualquer caso. Se você tiver direito a restituição não vale a pena antecipar em bancos estas restituições. Tem algumas instituições oferecendo isso para o cliente mas lembre-se que a taxa de juros nesse caso é sempre muito alta no segmento bancário brasileiro então não vale a pena antecipar mesmo porque você não tem certeza qual é a data efetiva e em que lote vai receber a sua restituição. Qualquer enrosco pode representar uma dor de cabeça grande porque o banco vai querer o dinheiro dele de volta e você, não necessariamente, recebeu esse valor da Receita Federal.”
E eu acrescento: ao deixar para o final do prazo tome cuidado para não perdê-lo . O último dia de entrega é 28 de abril às 23H59min59s e neste dia toda a rede costuma ficar sobrecarregada. Então envie dois… três dias antes para não ter dor de cabeça extra.
Obrigada Fábio Gallo pela preciosa orientação e até a próxima pessoal.
Abs
Marina Machado